Perfuração de Poços artesianos e Poços semi artesianos

Perfuração, preço, curiosidades e dicas

Tudo o que você precisa saber na hora de contratar uma empresa de perfuração de poços artesianos ou poços semi artesianos,  vamos tentar ser o mais direto possível e explicar os assuntos sem rodeios. Dê atenção a cada detalhe para fazer uma boa escolha na hora de contratar a perfuração do seu poço. Preparamos vários vídeos e ilustrações que vão ajudar você a ter uma visão completa sobre poço artesiano e semi artesiano.  Segue abaixo todas as perguntas que vamos responder. 

Assista esse vídeo e tire suas dúvidas!

Qual a diferença do poço artesiano para o semi artesiano?

Resumidamente a diferença é que o poço artesiano é aquele jorra água sem a necessidade de bomba, já o poço semi artesiano precisa colocar uma bamba retirar a agua. O poço artesiano vira como uma nascente de um rio, assim ele da água 24h por dia, mas isso é um caso muito raro, podemos dizer que acontece 1 vez a cada 100 ou mais. Ao contrário do que muitos pensam esse tipo de poço não depende da profundidade e sim do local perfurado ter pressão o suficiente para expelir água. Em 15 anos de experiência só perfuramos 3 poços artesianos. Sendo assim todos os poços que tem uma bomba para extrair água é semi artesiano, não importa se tem 15 metros ou 2000 metros. Por isso sempre vamos usar a expressão poço semi artesiano.

Bombas para poços semi artesiano

Poços perfurados e lugares altos!

É possível perfurar um poço semi artesiano em lugares altos?

Sim, é possível fazer perfuração de um poço semi artesiano no alto de montanhas e planaltos e extrair água. Embora muitas empresas de poço artesiano colocam empecilhos. As veias de água são encontradas em praticamente todos lugares, essas veias são como rios subterrâneos.

Entenda mais sobre veias no tópico “o que são veias?” nessa mesma página.

Existe apenas uma situação em que você terá muitas dificuldades para encontrar veias, que é a seguinte; picos de colinas ou seja o ponto mais alto. Isso ocorre quando a propriedade tem queda para todos os lados. Para ficar fácil de entender imagine um cupinzeiro, se sua propriedade está no topo você terá que fazer uma poço semi artesiano de grande profundidade e ainda corre o risco de não encontrar água. Podemos dizer que o risco de não encontrar água ocorre em todo lugar, mais é um risco pequeno e aceitável, já em nos picos o risco é bem grande e talvez não seja compensativo

Como é feito a limpeza do poço semi artesiano?

Para limpar um poço semi artesiano de forma completa o ideal é inserir uma mangueira até o fundo do poço, e injetar água com pressão suficiente para empurrar toda sujeira do fundo do poço para fora, esse processo é rápido e eficiente, para esse processo usamos um caminhão pipa. O caminhão pipa consegue bombear 16 litros por segundo ou 1000 litros por minuto, isso da pressão e volume suficiente para fazer uma limpeza de qualidade por isso a importância de uma empresa de poços artesiano ter o caminhão pipa. Segue um vídeo de um poço semi artesiano que foi limpo pela Falcon.

Aqui fazemos a limpeza do poços semi artesiano.

Todos nossos poços são lavados no final do serviço  seguindo esse processo, entregando um poços de melhor qualidade. 

E se meu poço der água ruim, salobra?

Alguns poços semi artesiano ou artesiano quando perfurados pode ser que encontre água salobra, com gosto ou cheiro estranho, nesse caso o que se pode fazer? Na verdade, não existe muitas formas de driblar esse problema. Isso pode acontecer tanto em poços artesianos como em poços semi artesianos, rasos ou profundos, se encontrar esse tipo de água você poderá optar por tratar essa água para seja possível fazer uso dela ou furar outro poço e correr o risco novamente. Caso opte pelo tratamento da água, deverá ser feita uma análise da água e um profissional da área deverá ser contatado pois existem vários filtros e aditivos que podem ajudá-lo a ter uma água potável.

Que garantia a Falcon da em seus poços?

Quando o serviço é fechado conosco, marcamos uma visita para fazer uma avaliação da propriedade onde vemos a viabilidade, estando tudo dentro do normal assumimos um risco de 50%, ou seja, se na perfuração seu poço semi artesiano não der água, você paga apenas metade do valor contratado. Poucas empresas de poços artesiano trabalha com esse modelo de negócio. Todos nossos poços perfurados tem 1 ano de garantia, que cobre qualquer problema no sistema de bombeamento. Mas não garantimos a qualidade da água! Se o seu solo tem minerais ou substancias que trazem cheiro, sabor, areia ou qualquer outra impureza para sua água, isso não será responsabilidade da Falcon, nesse caso não existe garantia!

Todo lugar da água?

Sim e não! Um bom poço semi artesiano tem uma média extração de água pelo menos 500l/hora e para isso acontecer e necessário fazer uma perfuração precisa, acertando exatamente em cima da veia de água, que é um canal subterrâneo. Esses canais ou “veias” de água estão presente em praticamente todo lugar, em lugares ricos de água pode-se encontrar a cada 5 a 10 metros, já em lugares mais desprovidos você pode encontrar veias da água a cada 30 ou 40 metros, em alguns casos mais raros esse número pode aumentar bastante. Muitos tem dúvida se podem perfurar um poço semi artesiano dentro da cidade, a reposta é sim. A maior dificuldade que se encontra é o acesso para as máquinas no lugar onde se deve fazer a perfuração.

Outorga ou uso insignificante?

Muitos se perguntam se todos os poços precisam de outorga, e a resposta é não. Em Minas Gerais existe uma lei intitulada “lei do uso insignificante”. Essa lei dá direito a documentação necessária para uso do poço semi artesiano desde que ele cumpra com alguns requisitos que são: 
-perfuração de baixa profundidade, que significa que o poço que não perfurou rocha.  Essa perfuração é entre 20 a 70 metros, o IGAM – Instituto Mineiro de Gestão das Águas denomina  esses poços de poço de “águas superficiais”. 

Mais isso não quer diser que seu poço não tera quantidade,  tudo depende do tamanho da veia de agua, você pode ver ao lado um vídeo de um poço perfurado por nós, com 12 metros apenas e 7.000 litros de agua por hora, mais de 160 mil litros por dia isso em um poço de água. Concluímos que em um poço semi artesiano ou poço artesiano profundidade ideal vai varear de acordo com o local.  Lembrando que um poço profundo tende pegar uma agua que passou por vários tipos de solo e muitas vezes tem mais chances de ser agua com menor qualidade.

– Uma tiragem máxima de 0,5 a 1l por segundo

Outras especificações você pode encontrar no site do IGAM. 

Mais isso não quer diser que seu poço não tera quantidade,  tudo depende do tamanho da veia de agua, você pode ver ao lado um video de um poço perfurado por nós, com 12 metros apenas e 7.000 litros de agua por hora, mais de 160 mil litros por dia isso em um poço de água. Concluímos que em um poço semi artesiano ou poço artesiano profundidade ideal vai varear de acordo com o local.  Lembrando que um poço profundo tende pegar uma agua que passou por vários tipos de solo e muitas vezes tem mais chances de ser agua com menor qualidade.

– Uma tiragem máxima de 0,5 a 1l por segundo

Outras especificações você pode encontrar no site do IGAM. 

A Falcon é uma empresa de poço artesiano tem parceiros que prestam o serviço de outorga caso prefira. 

 

O que é uma veia de água?

Essa é uma pergunta comum. O que é a tão falada veia de água? A humidade do solo se junta e forma pequenos vasos, à medida que esses pequenos vasos se juntam formam vasos maiores, esses por sua vez formam um canal ou veia de água, essas veias correm no sentido da queda do terreno, essas também se juntam e formam veias ainda maiores.

Um ponto interessante é que esses vasos vão se aprofundando até se ajuntarem no famoso lençol freático que nada mais é do que a formação de veias que corre por cima da rocha, assim a rocha serve de barreira natural impedindo que a agua ou veias de agua continue se aprofundo indiscriminadamente. As veias correm por cima dessa rocha até encontrar uma trinca ou rachadura que serve como um ponto de acesso até os aquíferos, que são grandes reservatórios de água subterrâneos. Muitas empresas de poço artesiano não procuram essas veias, assim furam aleatoriamente.

Poço Artesiano qual a profundidade ideal?

 O poço semi artesiano ou poço  artesiano tem que profundidade ideal? Muitos tem duvida sobre com quantos metros de perfuração encontramos o lençol freático. Tudo depende de região, muitos quer saber  para região, um  poço artesiano com a profundidade ideal pode variar de 25 a 70 metros, podendo ser mais profundo em alguns casos ou ainda mais razo sem outros. Logico que estamos se referindo a um uso moderado, esses poços  dá uma media 1.500 litros por hora.  Mais sempre lembramos que a quantidade de agua não está relacionada a profundidade e sim ao ponto de perfuração, como falamos em cima esta relacionado a veia que é perfurada, mais isso não empede de encontrar mais de uma veia, se esse é seu objetivo você tem que estar ciente que existe um risco muito grande de você gastar todo seu recurso e não conseguir encontrar mais de 1 veia.

Camadas de solos atingidos na perfuração
Nessa imagem você vê as camadas de solos na perfuração de um poço artesiano ou semi artesiano. Aqui demos apenas 3 tipo mais existe vários. Como ja falado não existe uma profundidade ideal para poço artesiano, ou semi artesiano, cada situação você encontra as veia em uma profundidade. Algo bem interessante para obsevar é formação de minas.
Poço artesiano

Encontrou rocha na perfuração do poço e não encontrei agua?

Em algumas perfurações encontra-se a rocha e não se encontra a água, para que isso não ocorra o ideal é que o perfurador encontre o local exato onde passa uma veia de água, e neste ponto seja feita perfuração. Desse modo pode ser feita uma perfuração menos e profunda e muito mais econômica. Alguns perfuradores escolhem perfurar sem levar em consideração o local da veia de água o que exige que perfuração seja profunda e cara, após alcançar a rocha o perfurador continua perfurando até coecidir de encontra uma flatura na rocha que corre agua ou esgostar os recursos do contrante. Nessas situação contratante gastou uma quantia gigantesca de dinheiro e ficou sem agua.

acança o lensol freatico você não conseguirar encontrar agua. Assim você tera 2 opção mudar de lugar, ou perfurar a rocha e torce para encontrar agua em baixo da rocha que pode a partir de 500 metros ou encontrar alguma canal, ou uma trinca ou seja pega agua no caminho meio de caminho entre o lencol e o aquifero.  

Poço artesiano ou poço semi artesiano - Preços!

Para perfuração de poços semi artesianos são necessários equipamentos específicos, que podem variar de máquinas manuais, “caseiras” e até grandes máquinas equipadas em caminhões robustos com grande força de perfuração. Lógico que quanto maior o maquinário mais caro será o serviço a prestado. Empresas de poço artesiano com máquinas maiores terão orçamentos maiores e maior poder de perfuração, máquinas assim perfuram todos os tipos de solo, pedras e rochas.
Máquina pequena tem pouco poder de perfuração e ao encontrar pedras, argilas, saibro, arenito e qualquer solo mais duro não terão êxito na perfuração do seu poço e o barato vai sair caro.

Por fim temos máquinas intermediarias, que perfura solos mais duros e pedras, porém não consegue perfurar rochas.

Por isso ao fazer a escolha de seu prestador de serviço, busque o melhor custo Benefício.

Vejam também os tópicos nesse artigo:  “Poço semi artesiano, quanto mais fundo mais agua?”, “Encontramos rocha na perfuração, o que faço?”

Quanto custa um poço artesiano de 30 metros?

Um poço de 30 metros em media custa R$14.000,00 quando feito com a Falcon isso porque usamos um equipamento robusto que perfura pedras de até 3 metros. São usados 3 caminhões e esse valor esta incluso tubulação e bomba. O poço fica pronto jogando agua para fora. Lembramos que nesse valor de R$14.000,00 será acrescentado  o deslocamento dos caminhões.

Poço artesiano e semi artesiano, preço por metro perfurado

As empresas com máquinas maiores, normalmente trabalham cobrando um valor por metro perfurado, nesse caso o preço de um poço artesiano ou semi artesiano pode variar de 200 a 500 reais por metro. Geralmente após certa profundidade, exigisse mais do maquinário o que pode aumentar ainda mais o valor por metro perfurado. Nesse modelo de negócio o perfurador não se preocupa em encontrar uma veia de água no local a ser perfurado, pois quanto mais profundo maior o valor cobrado pela perfuração do poço artesiano ou semi artesiano.
O motivo dessas empresas não procurarem uma veia de água é porque elas geralmente são encontradas em um baixa profundidade, em média de 40 a 50 metros, então as empresas preferem perfurar em local aleatório pois a profundidade para encontrar água provavelmente vai ser maior, tornando-se um poço mais lucrativo para o perfurador.

Empresas de poço artesiano que perfuram cobrando por metro geralmente desencoraja o uso da água encontrada em baixa profundidade, afirmam que essa não é a profundidade ideal para poços artesiano e que águas profundas tem mais qualidade ou mais garantia, mas essa é apenas uma questão de lucro para empresa, pois águas encontradas em baixa profundidade dificilmente terá cheiro ou sabor, visto que ela tem menos contato com solo e substâncias que águas profundas tem.

Quanto custa um poço artesiano de 100 metros?

Um poço  artesiano de 100 metros em media custa R$17.000,00. Esse orçamento comtempla perfuração em pedras de até 3 metros. Já uma perfuração em rocha de 100 metros pode chegar a R$30.000,00. Nesse orçamento de 17 mil em lugares que encontra rocha antes de 100 metros a perfuração é concluída em cima da rocha.

Quanto custa um poço artesiano de 50 metros?

Um poço de 50 metros em media custa R$15.000, lembrando que o frete dos caminhões pode trazer uma variação nesse preço. Muitos consideram um “poço artesiano barato“!

Preço do Poço artesiano: "O barato que sai caro"

Vemos muitos poços artesianos e semi artesianos com preço tão abaixo do valor de mercado, qual a diferença?

Equipamento e profundidade: Maquinários menores costumam ter um custo menor. Porém o barato que pode sair caro, pois uma máquina pequena pode não ter a força necessária para perfurar pedras e materiais mais duros como saibro, arenito e outros tipos de solos. A maioria das vezes essas máquinas menores só conseguem perfurar a primeira camada do solo, correndo o risco de o cliente ficar sem água ou com um poço de baixa qualidade, pouca água, que pode “secar” na época de estiagem. Empresas que trabalham nesse modelo de negócio vendem o poço semi artesiano por um preço “barato” que pode ser de R$7.000 a R$9.000 reais.

O valor desses poços artesianos e semi artesiano podem até ser barato, mas muitas vezes não compensa, pois, perfurando alguns metros a mais pode-se obter um volume de água bem maior, com bem mais garantia. Para ter certeza do que está contratando, aconselhamos o cliente sempre pedir um vídeo do serviço sendo executado, assim você poderá conferir o serviço que será executado.

Melhor custo beneficio para poço semi artesiano

Nesse meio temos as perfurações de poços semi artesianos com preço não são tão caros e nem tão baratos, mais podemos dizer que é um valor que vale apena. Máquinas maiores são acopladas em caminhões, são maquinas hidráulicas, com motores a diesel e isso garante mais forçar na hora de perfurar, ao encontrar pedras e camadas de solos mais duros não geram dificuldade para perfurar o poço. Embora o preço para perfurar um poço artesiano seja mais caro, vale a pena. Empresas que trabalham com essas máquinas maiores e com valor fechado não visam profundidade e sim qualidade, por isso os poços são perfurados até o lençol freático, que fica na faixa de 40 metros de profundidade. As águas encontradas nessa profundidade tendem a ter mais qualidade, pois não passou por muitos tipos de solos.

O preço para perfurar um poço artesiano ou semi artesiano variam de R$12.000 a R$16.000 reais. Nesse caso, além do caminhão perfuratriz, também é utilizado mais 1 ou 2 caminhões, que é o caminhão compressor, e caminhão pipa. Eles são usados de acordo com o tipo de solo. A Falcon Poços artesianos trabalha nesse modelo de negócio, aqui ao lado você pode ver um vídeo dos nossos maquinários trabalhando. 

Aqui abordamos os 3 principais modelos de negócio no ramo da perfuração de poços artesianos de semi artesianos, mas sem dúvida existem outros.

O verdadeiro valor de um poço artesiano ou semi artesiano

O valor de um poço artesiano e semi artesiano está em dois fatores principais: 1° o volume de água do poço é um fator muito importante, pois deve ter no mínimo de 300 litro/hora, o que a depender do uso da propriedade é uma quantidade muito baixa, um poço artesiano ou semi artesiano com 300 litro/hora é equivalente à uma média de 7.200 litros por dia. 7.000 litros de água para uma casa que tem um consumo comum é mais que suficiente, mas já para propriedade maior essa quantidade não seria suficiente. De toda forma um poço artesiano ou semi artesiano costuma ter media 1500 litros/hora, uma quantidade suficiente para a maioria das situações.

Quando você calcula o valor pago pelo poço semi artesiano em relação ao volume/custo da água, percebe-se que é um ótimo custo benefício. Lógico que muitos poços artesianos e semi artesianos tem um volume bem maior de água, chegando 5,6 até 40 mil litros água por hora. Esses são poços feitos para um alto nível de consumo, não para uso convencional.

Na sua opinião qual o valor de um poço artesiano e semi artesiano? Por isso é sempre bom buscar uma empresa de poço artesiano que lhe traz o melhor custo benefício.

Como é feito um poço artesianos ou semi artesiano ?

O processo se inicia com uma perfuração, essa pode ser feita com vários tipos de máquinas. A Falcon usa máquinas intermediarias, robustas, acopladas em caminhões. Utilizamos um caminhão compressor, equipado com motor a diesel Scania 112, um dos mais potente em sua categoria, esse compressor faz com que a perfuração esteja sempre limpa, pois o compressor injeta ar retirando todo o gerado pela perfuração.

Na perfuração do poço artesiano e semi artesiano é necessário fazer uma limpeza assim que for concluída a perfuração, para isso usamos água, utilizando nosso caminhão pipa.

Agora vamos falar um pouco sobre perfuração em alguns solos.

Quanto mais profundo, melhor a qualidade da água?

Muitos acham que a resposta para essa pergunta é sim, porém profundidade não significa melhor qualidade na água. Na verdade, muitas vezes é o contrário, pois quando a água é encontrada em alta profundidade, significa que ela passou por mais tipos de solos e por isso as chances de ter gosto é maior. Voltamos a falar do exemplo das minas, que são canais de água que emergem das veias de água, no lençol freático, que também como já mencionado, fica a uma média de 40 metros de profundidade, essas minas na sua grande maioria são de ótima qualidade. Mas a verdade é que não existe padrão, podemos encontrar água boa ou água ruim em qualquer profundidade.

Como saber se o poço vai dar água?

As varinhas funcionam na hora de encontrar a veia de água?

Essa forma de encontrar água é conhecida como radiestesia, e a resposta é sim, esse método funciona. Porém não são todas as pessoas que tem esse “dom” ou sensibilidade, muitos fazem o uso da varetinha, e até tem uma certa indicação ou seu subconsciente o faz achar que encontrou um ponto de perfuração. A radiestesia funcionará muito bem nas mãos do profissional capacitado. A Falcon conta com um profissional na área de radiestesia, que está totalmente habilitado para encontrar o melhor ponto para perfuração na sua propriedade. Esse serviço já está incluso no valor do poço artesiano e semi artesiano.

É possível um poço artesiano ou semi artesiano secar?

 Essa é uma pergunta muito comum. Mais  primeiro temos que entender poço artesiano como funciona. Muitas pessoas têm medo de gastar um grande valor no seu poço artesiano ou semi artesiano, e depois esse poço vir a secar, perdendo todo o valor investido. Mas fique tranquilo, as chances de isso acontecer são extremamente baixas. Se seu poço artesiano ou semi artesiano for perfurado em uma boa veia de água, ele com certeza terá água enquanto o sistema de bombeamento estiver funcionando.

Existem exceções de poços que são problemáticos desde a sua perfuração, estamos falando de um poço que não chegou a encontrar uma veia de água, e está pegado apenas humidade do solo, nesse caso existe sim uma chance considerável desse poço secar ou diminuir muito a quantidade de água na época de estiagem, que acontece nas estações mais secas no ano. Algumas empresas de poço artesiano agem de má-fé  e entregam o poço dessa forma para o cliente. 

Tem como aumentar o volume de água de um poço?

Infelizmente na maioria dos casos não tem como aumentar a quantidade de água de um poço artesiano ou semi artesiano. Alguns poços que foram perfurados em rocha, podem sofrer uma nova perfuração na tentativa de encontrar mais água. Mas na maioria dos casos é inviável financeiramente fazer segunda perfuração no mesmo local, você vai gastar um grande valor no seu poço artesianos ou semi artesiano sem nenhuma garantia de êxito. Assim é mais viável e envolve menos risco, contratar uma empresa para fazer uma nova perfuração, em um novo local buscando encontrar uma veia de água diferente, em uma profundidade menor. Assim as chances encontrar um maior volume de água, por um custo bem menor são maiores!