Poço artesiano com pouca água, 5 motivos!

A água é um dos recursos naturais mais importantes para a vida. Sem ela, não poderíamos sobreviver. Por este motivo, é crucial que a água seja conservada e cuidada. Infelizmente, à medida que o mundo se industrializa, a água está se tornando cada vez mais poluída. Se não cuidarmos da água, ela pode se tornar um recurso escasso.

Uma das formas de conseguir água limpa e potável é a perfuração de poços artesianos. Um poço artesiano é um poço perfurando com alta ou baixa profundidade. Essa água normalmente é limpa e pode ser usada para diversos fins, como irrigação, abastecimento de casas e indústrias.

Mais infelizmente os poços artesianos ou semi artesianos pode diminuir a agua. Veja agora 5 motivos que podem diminuir a agua do seu poço semi-artesiano

poço com pouca agua

1 – Período de estiagem

Não é segredo que o período de seca faz com que a agua em poços diminua, o problema é maior no poço caipira conhecido também como cisterna, a seca faz com que o ar fique menos húmido e isso reflete no solo. Por isso muitos poços  chegam até a seca no período de seca. Os poços semi artesiano, e artesiano a influencia é menor, mas pode acontecer de diminuir um pouco também.

2 – Bomba fraca

Após algum tempo de uso o a bomba pode ficar com discos gastos e pode “perde a força”, o que dificulta para fazer o bombeamento até a caixa de agua, o que exige a substituição de sua bomba, se esse é seu caso entre a Falcon trabalha com linha completa de bombas para poço artesiano, lembramos que o substituição da bomba deve ser feita por uma empresa especializada na perfuração de poços, afinal são produtos caros. Entre as principais marca de bomba estão  Craw, Leão e Ebara.

3- Poço perfurado com pouca agua

Muito perfuradores infelizmente agem de má fé e entrega um poço problemático ao cliente, ou seja dês da perfuração o poço já apresenta pouca agua, o que inevitavelmente trará problemas ao cliente. Nessas situações você pode perfurar outro poço buscando uma outra veia de agua, ou aprofundar mais, ai fica a critério do cliente, a Falcon poços artesianos trabalha nos 2 seguimentos.

4 – Agua com areia

Areia na agua pode dificultar o bombeamento da agua também, esse problema pode se dar por cauda da ausência de um filtro de agua ou o tipo de solo mesmo. Nesses casos não existe solução, a única opção é furar outro poço mesmo. Alguns pode indicar aumentar a profundidade, mas não ira resolver, aumentando a profundidade vai apenas jogar essa areia para baixo e não impedir de entrar no poço.

5 – Problema nos sistema de bombeamento

Outra situação é algum problema no sistema de bombeamento, as vezes nas tubulações de passagem de agua pode ter alguma fissura o que faz perde  a pressão do sistema assim a agua não chega até o ponto de agua necessário. Nesse caso um profissional deve fazer uma avaliação.

O que fazer com um poço com pouca água?

Uma das soluções para este problema é a criação de reservatórios de água. Os reservatórios de água podem ser caixa d’agua. Eles são feitas para armazenamento para o uso no futuro. Com reservatórios maiores você consegue armazena agua no período que não esta usando o poço.

A vantagem dos reservatórios de água é que eles podem fornecer grandes quantidades de água em pouco tempo. No entanto, os reservatórios de água ainda são um recurso limitado. Se a demanda de agua for grande e não for o suficiente você terá que fura mais poços.

A Falcon trabalha na perfuração de poços, venda de bomba e caixa d’agua,  estamos sempre prontos para ajudar nossos clientes!

Mais temas