Poço Caipira vale apena?

Se está pensando em fazer um poço caipira, bom, antes de mais nada, precisa saber do que estamos falando. O poço caipira é um tipo de poço artesanal, geralmente feito com a ajuda de um martelo e um cravador de madeira, utilizado para obter água para fins domésticos. Geralmente, esses poços têm entre 10 e 20 metros de profundidade e são abertos em terrenos com um bom nível de água subterrânea.

Tambem pode ser chamado de cisterna e cacimba

A vantagem do poço caipira é que ele pode ser feito em qualquer lugar, desde que haja água subterrânea. Além disso, esse tipo de poço costuma ser mais em conta do que os poços semi artesiano ou poço artesiano.

7  Desvantagens do poço caipira!

1) Se não der agua perde todo investimento feito.

2) Não se acha trabalhadores capacitados para fazer a escavação.

3) Risco de desabar no momento da perfuração e causa um acidente grave.

4) Seu revestimento não isola o reservatório totalmente o que permite cair animais e insetos causando contaminação da agua.

5)Outro problema é que quando encontra pedras não fica difícil o trabalhador perfurar.

6) Mais propenso a seca nos períodos de estiagem,

7) Dificilmente um pessoa consegue passar dos 10 metros o que diminui as chances de encontrar agua.

Poço caipira pode colocar bomba para poço ou  a água tem que ser elevada manualmente, o que pode ser bastante cansativo.

No entanto, se mesmo assim decidir fazer um poço caipira, saiba que existem algumas dicas que podem facilitar o seu trabalho. A primeira delas é escolher um local com cuidado, de preferência, um terreno com pouca pedras e com um bom nível de água subterrânea. Outra dica é mandar fazer um furo guia, ou seja, um furo que vai indicar a posição do futuro poço.

Logico que quando se usa uma perfuratriz para poços artesiano fica bem mais fácil!

Como fazer um poço caipira?

Quanto às dimensões do poço, o ideal é que ele seja de, no mínimo, 1,5m de diâmetro e 10m de profundidade. Já o revestimento do poço deve ser feito com blocos de concreto ou tijolos de barro.

Por fim, depois de aberto o poço, é importante que seja feita uma análise da água para verificar se ela está potável. Se a água estiver impura, é recomendável que seja tratada antes de ser consumida.

Para melhores resultados sempre indicamos a perfuração de um poço semi artesiano

E então, pretende fazer um poço caipira? Bom, se seguir as nossas dicas, com certeza, vai conseguir. Mas, se ainda tiver dúvidas, entre em contato e peça um orçamento!

Mais temas